Profile


O meu nome é  Abílio Bernardo Caldas, nascido em Díli,  no dia 7 de Setembro de 1979, filho de Bernardo do Coração de Jesus Caldas e Felismina Maria Tilman da Silva. Casado com Luizinha Sequeira Gusmão Caldas, os filhos são Yesenia da Gloria Sequeira Caldas e José Abílio Sequeira Caldas.

Em 1996-1997, frequentou curso da língua portuguesa no centro cidadania Timorense, 1998, fui formando e finalista em formação profissional técnico informático no âmbito de programa união europeia. 2005 certificados em malaysia University Multimedia em Data Communication and Web. 

Diploma:
Magistrado em Gestão de Sistema de Informação, M.MSI, Bina Nusantara University mês de Agusto de 2016, Graduado em Engenharia Técnico Informática ano 2008 em STMIK TASIK MALAYA BANDUNG.

Certificados:
Ano 1995 até 2015 
Ano 1995, English Conversation Avong English Course, Díli, Timor Timur.
Julho 2003, Managing for Result, BPA.
2008, CNNA 1-4, Certificate (Cisco Academy Training). Bandung.
Março 2010, Acedmic of ICT Essential for Government Leaders, Module 3-4, Dili.
Julho 2010, Manajemen Berbasis Hasil: Perencenaan, Monotoring dan Evaluasi: Bali.
Agosto 2011, Pelatihan Kepemimpinan dan Manajemen SDM, Bali.
June 2012, Training on Parliament Performance Improvement Management, Jakarta.
Julho, 25 de Junho a 4 de Julho, formação em Fortinet Family, em Inixindo, Jakarta - Indonésia. 

Experiência Profissional: Data 1999 – 2014, Função ou Cargo Ocupado:       
Ano 1999 – 2000, Lisboa – Portugal: 
Formador Computador Básico para Centro Cidadania Timorenses em Lisboa 1999-Março de 2000
Ano 2000 - 2002, Díli, Timor - Leste: 
Consultor Técnico Informático para Timor Aid, Junho até Setembro 2000
Consultor do Projeto Fornecimento e configuração das redes Internet e redes locais, para UNTL, Julho - Agosto 2000.
Formador Computador Básico no Centro INAP, ETTA, Díli, Janeiro 2001 até Fevereiro 2002.
Ano 2003 – 2009, Dili, Timor – Leste: 
Maio 2004, Técnico Informático para Banco Mundial, Duas Semanas
2004, Prestações Consultores para diferentes instituições.
2002 até 2005, IT Manager Banking and Payment Authority, agora Banco Central.
2006 até Janeiro 2008, Oficial Segurança Banking and Payment Authority.
Ano 2008 – 2009, Dili, Timor – Leste:
Março 2008, Assessor Nacional Técnico Informático, Ministério Solidariedade, 6 Meses.
Janeiro a Julho 2009, Assessor Nacional Técnico Informático, Ministério da Justiça, 6 Meses. 
Ano 2010 – Até Presenta data, Dili, Timor – Leste: 
Maio 2010, Foi Selecionado como Chefe da Divisão Tecnologia de Informação e Comunicação (DITIC) do Parlamento Nacional até 2013 foi segunda vez escolhido como Chefe da DITIC até presenta data.

Principais Atividades e Responsabilidades:
Ano 2001 – 2002, Assessor para Formador do Computador Básico em INAP, Responsável como formador do computador básico como Introdução dos Equipamentos Informáticos, Pacotes de Office, Internet e como fazer Imprimir. Esta formação foi feita para os funcionários do tempo ETTA que são obrigatórios de assistir e participar. Durante um Ano o programa da formação teve formandos com 1500 funcionários conforme a data dado pelo Gestor da INAP.

Ano 2002 até 2005 no Banco Autoridade de Pagamento ou BPA, Responsável como Chefe de Tecnologia de Informação e Comunicação, gerir e coordenar Divisão da TIC com funções principais apoio aos sistemas informática Bancaria e estabelecer linhas gerais de atendimento para o funcionamento instituição BPA, gestor de rede interna e externa, gestor de servidor e as aplicações de apoio como Exchange Server 2003, Sistema Operativo 2003 Servidor, Gestor de Firewall Jupiter, elaborar e preparar Plano Estratégico, Relatórios e Assistir encontro conselho de administração BPA. Implementar Boas Praticas e procedimentos internas do TIC e organização do TIC. Participar e Assistir o encontro anual dos Quadros Informático dos Bancos Centrais CPLP. Gestor de Sistema Pagamento para os Funcionários do Governo com cooperação do Ministério das Finanças.

Ano 2006 até 2008 no Banco Autoridade de Pagamento ou BPA, Responsável como Oficial do Sistema de Segurança, gerir e monitorizar o sistema de Vídeo Vigilância CCTV e o acesso incluindo investigação das fraudes. 

Março - Setembro 2008, Assessor Nacional Técnico Informático, Ministério Solidariedade, duração 6 Meses; Responsável como Gestor e Coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação com tarefas e atividades: preparar e estabelecer Política e Estratégia das TIC no Ministério, elaborar o plano estratégico para criação da nova estrutura Departamento TIC com recrutamento dos quadros técnicos informáticos, recomenda solução tecnologias e sistemas integrado sobre tudo Sistema Demografia Nacional com varias módulos, preparar condições para requisitos dos equipamentos informáticos para estabelecimento do Data Center do Ministério. Estabelecer o grupo de trabalho para criação do portal do Ministério, acompanhar e assistir periodicamente o processo data entry para o aplicação ou sistema de apoio aos idosos e veteranos. Produz o relatório semanal e trimestral para Diretor e Ministra. Foram recrutados 3 funcionários com qualidades técnicos e um gestor, foram implementados com sucesso instalação e configuração da rede interna e acesso Internet ao Ministério e instalação dos servidores no data Center e Cópia de segurança. Últimas tarefas foi entrega os documentos de Plano Estratégico 2008 – 2010 e Procedimentos Internas. 

Março - Setembro 2009, Assessor Nacional Técnico Informático, Ministério da Justiça, duração 6 Meses; Responsável Assessor Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação com tarefas e atividades: Acompanhar e Assistir o Chefe da TIC na Direção Nacional de Notariado e Registos, funções principais assistir o projeto de implementação e instalação do sistema DMIS, Demographic Management Information System com varias módulos como Módulos de Registos Bilhete de Identidade e Certidão de Batismo e Casamento, assistir e prepara recomendações sobre novas tecnologias relacionados com sistema de segurança e proteção ao sistema rede interna, preparar e estabelecer Política e Estratégia das TIC para Direção Nacional de Notariado e Registos, elaborar o plano estratégico para criação da nova estrutura Departamento TIC com recrutamento dos quadros técnicos informáticos, assistir reuniões com Director Geral e Ministra da Justiça sobre o andamento do projeto da implementação DMIS até 6 meses, acompanhar os diretores visitar centro de produção e escritório da companhia em Jacarta, que foi selecionado para o Projeto DMIS e para discutir e acertar o calendário de teste, simulação produção e finalização do sistema dentro de prazo do contrato. Final do Contrato, O projeto DMIS foi sucesso, entrega o documento relatório e recomendações para Ministra da Justiça.

Maio 2010 até presenta data, Chefe da Divisão Tecnologia de Informação e Comunicação; Planeia e coordena as atividades relacionadas com a estratégia e os sistemas e tecnologias de informação da organização, com o objetivo de garantir a sua qualidade e a sua otimização.

Outros Serviços assumidos assegurar as linhas de comunicação como PABX e assuntos serviços Telecomunicação, Coordenar Linha Transmissão Direta Televisor sobretudo Áudio e Vídeo, outro serviço dedicado ao sistema vigilância de vídeo CCTV.  

Ano 2010, foi primeiro ano de investimento na parte infra-estrutura e sistema, reorganizar o recurso técnicos pessoais para integrar na DITIC, estabelecer o funcionamento normais do atendimento da DITIC com facilitação das salas para funcionários DITIC e Centro Processamento Dados (CPD), instalação dos serviços Servidor como Servidor Domínio 2008, Servidor Exchange 2010, Proxy Servidor e Firewall.

Desenvolvimento das Infira-estruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação e acesso aos serviços.

Umas das prioridades áreas que se encontram de toda a plataforma das tecnologias de informação e comunicação será completamente atualizada, porque as atuais instalações são rudimentares. Será conduzida uma consistente implementação das atividades propostas no âmbito do Plano Tecnologia de Informação e Comunicação, complementadas com outras iniciativas para garantir que os sistemas são seguros, continuação de sistema e a sua manutenção. O plano é garantir que plataforma a ser estabelecida corresponde aos mais avançados padrões da tecnologia atual e é facilmente transferível para o novo edifício do Parlamento, uma vez concluído.

Ø  Novos Instalação e funcionamentos dos servidores das aplicações
Ø  Novos Instalação Firewal e Switches de redes interna e externa
Ø  Mudança da Configuração e Distribuição dos IPs
Ø  Estabelecimento de configuração de todos os computadores dos funcionários para o acesso de domínio parlamento.tl. e Acesso internet via sem fio.
Ø  Renovação da sala Servidor e partição da sala servidor.
Ø  Manutenção de Cabeamento Cat5 na sala de Áudio Visual onde ficam o centro de cabeamento para edifício principal.

Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação: 
Gestão da TIC:
IT Professional Management, Aplicação Financeiro e Gestão de Contabilidade, Gestão de Organização com usos de ferramentas da TI e Auditoria da TI. Gestão de Sistema de Segurança e distribuição das tarefas da TI. Gestor das Boas Praticas da TI e Organização. Solução ITIL 5 e Cobit 5.

Especialista em Produtos Microsoft:
Conhecimento do Produtos da Microsoft desde ano 1997 ate presenta data como: Microsoft Windows 98, Windows 2000 Professional, Windows 2002 XP Professional, Windows 7 Professional e Windows 8 Professional, Pacotes de Office desde 2003 até 2010 Professional, SQL Server 2008-2014, Database, Oracle v10, Windows NT 4, Windows 2000 Server, Windows 2003 Server, Windows 2007 Server até 2012, Microsoft TMG 2010, Exchange Server 2003 até 2013, Microsoft SharePoint 2010-2013. Microsoft Visio 2003-2010-2013. Microsoft Lynk Server 2013 e Clientes.

Especialista em Produtos Cisco:
Varias Configuração e Implementação dos tipos Cisco Switch, Routers, Firewall, Wireless e Acess Point, conhecimento Professional aos equipamentos dos produtos Cisco. 

Especialista em Produtos Compaq Hewlett Packard HP:
Especialista em pesquisa, sugerir, recomenda e implementa e fornecer soluções em vários produtos da marca HP desde 1997 até presenta data. Solução para Computadores, Portáteis e Servidor e HP Switch, Bastidores ou Rack. Involvimento directa nas instalações e configurações dos grandes projectos nos Ministérios sobre tudo solução da pequena data center com as suas funções e funções mais avançãdos desenvolvimento infrastruturas tecnologia no centro processamento dos dados Parlamento Nacional com varias servidores da marca HP DL380 Geração 6 a 8. Recente solução desenvolvido sistema virtual e HP Blade 7000 e Blade 460.

Especialista em Rede:
Network Specialist, Network Hardware and Software Troubleshoot, Network Architecture, Network Security CCISP, CNNA 1 – 4. LAN e WAN, Intranet e Extranet. Rede Sem Fios, Access Point para tipo metropolitano. Instalação e Configuração linha Fibra óptica e Solução Fibra Optica e Fortinet 200B-310B e Microtik Routers.

Especialista em Comunicação:
Instalação da PABX e linha VOIP com solução dos vários produtos e tecnologias de suporta.
Instalação e Configuração solução VSAT.
Gestor Segurança de Comunicação.
Especialista em Solução Antivírus:
Varias soluções para Kaspersky Antivirus, Endpoint e Virus update and Upgrade (Kasperky total business solutions, Norton Antivirus and MacAfee 8.1 for Workstation and Netshield for Server, Lotus)

Especialista em Solução Software Livre:
Ubuntu Server 10 até 2012, SME Server versão 8, Sistema Operativo Ubunto para Desktop, Linuxmint, Linux Educacional, Pfsense 2.2, VOIP Astrix.

Especialista em Sistema de Segurança:
Varias Produtos de marca como Samsung, Infinity e Bosch Security System desde ano 2004 até presenta data, varias envolvimentos em instalação e configuração infraestruturas e sistemas de segurança como  Servidor de CCTV, Câmara Autodome, Câmara Infrared, câmara com modelos com soluções IP. Gestão de Sistema Segurança e Investigação. Aparelhos Proteção do Fogo para salas e Centro Processamento dos Dados (CPD). 

Encontros, Seminários e Workshop:

  • Seminário Multimédia Figuera da Voz – Portugal, Maio 1997,
  • Encontro Anual dos Quadros da Informática Banco Centrais CPLP em Mozambique, 2003,
  • Encontro Anual dos Quadros da Informática Banco Centrais CPLP em Brasília, 2004,
  • Encontro Anual Chief of ICT ASIA 2005 em Jakarta,
  • Seminário ICT Asia open Source em Bandung 2007,
  • Encontro dos Quadros Informática ASG-PLP em Mozambique 2010,
  • Encontro dos Quadros Informática ASG-PLP em Timor – leste 2011,
  • Encontro dos Quadros Informática ASG-PLP em São Tomé 2012,
  • Assistir Secretário – Geral no Encontro Anual IPU em Berna Swiss 2012,
  • Conferência Mundial do E-Parliament, Assembleia Republica Corrêa do Sul 2014.
  • Encontro dos Quadros Informática ASG-PLP em Camara dos Deputados Brasil, 2014.
Estudo Comparativo e Viabilidade:

  • Visita de Estudo no Banco Central da Indonésia sobre Data Center e Soluções Tecnologias Banco Central em 2004.
  • Visita de Estudo no Banco Central da Indonésia sobre Sistema de Segurança Banco Central.
  • Visita de Estudo na Assembleia Republica Portugal sobre Gestão TIC e Funcionamentos do TIC e outras soluções em 2010.
  • Visita de Estudo na Assembleia República Portugal sobre Intranet, Processo Legislativos, Solução Virtual e Centro Processamento de Dados em 2012.Visita de Estudo na Camara dos Deputados Brasil com Secretário – Geral do Parlamento Nacional em 2012 em Brasília.
Outros Experiências:
  • Gestão
  • Financial Audit on IT
  • Liderança
  • Security System Audit expert
  • Comunicação
 Língua:

Tetum: Fluente   
Bahasa: Fluente  
Inglês: Avançado
Português: Avançado

No comments: